Matt Wilson Quartet

  • Bateria
    Matt Wilson
  • Contrabaixo
    Chris Lightcap
  • Sax Tenor e Clarinete
    Jeff Lederer
  • Corneta
     Kirk Knuffke

Out. 06 6ªfeira – 23h30

  • Origem
    USA
  • Género
    Jazz

Bio.

O baterista norte-americano Matt Wilson nasceu em Knoxville, Illinois no dia 27 de Setembro de 1964.  Estudou percussão na Wichita State University e mudou-se para Nova Iorque em 1992.  É um dos mais importantes músicos de jazz da actualidade.

Matt é universalmente reconhecido pelo seu estilo musical e melódico, sendo ainda um talentoso compositor, líder de banda, produtor e professor.  A energia positiva de Matt, o sentido de humor e a capacidade de explorar uma ampla gama de configurações musicais mantêm-no num constante nível de exigência elevado.  Além disso, a dedicação de Wilson ao jazz fê-lo ser considerado como um amado embaixador da música em todo o mundo, dentro e fora dos palcos.

Wilson lidera os grupos “Matt Wilson Quartet”, “Arts and Crafts”, “Christmas Tree-O”, o “Carl Sandburg Project” e a “Matt Wilson’s Big Happy Family” uma banda de treze músicos que reune muitos dos seus companheiros dos outros grupos acima referidos.  Matt é ou foi membro dos conjuntos de Joe Lovano, John Scofield, Charlie Haden, Lee Konitz, Bob Stewart, Denny Zeitlin, Ron Miles, Marty Ehrlich, Ted Nash, Jane Ira Bloom and Dena DeRose entre outros.  Tem tocado com muitas lendas da música como Cecil McBee, Herbie Hancock, Dewey Redman, Andrew Hill, Bobby Hutcherson, Elvis Costello, Cedar Walton, Kenny Barron, John Zorn, Marshall Allen, Wynton Marsalis, Michael Brecker, Pat Metheny, Bill Frisell e Hank Jones.  Wilson tocou em 250 CDs como sideman e gravou 9 como líder para a Palmetto Records, assim como co-liderou em mais 5 gravações.

Matt Wilson, que já foi nomeado para os Grammy, foi eleito 5 anos consecutivos como o melhor na categoria Rising Star Drummer, e muito recentemente o terceiro melhor baterista de jazz nas votações dos críticos de todo o mundo para a revista Downbeat.  Os leitores da revista JazzTimes consideraram-no recentemente como um dos 4 melhores bateristas de jazz.  Em 2003, foi eleito o Baterista do Ano pela Associação Americana de Jornalistas de Jazz.

Fonte: http://www.mattwilsonjazz.com/about/bio