Jon Irabagon Quartet

  • Saxofone
    Jon Irabagon
  • Piano
    Luis Perdomo
  • Contrabaixo
    Yasushi Nakamura
  • Bateria
     Rudy Royston

Out. 07 Sábado – 23h30

  • Origem
    USA
  • Género
    Jazz

Bio.

O saxofonista americano Jon Irabagon nasceu em 1979, estudou saxofone alto e piano na escola, começou a tocar profissionalmente na área de Chicago, e estudou música e jornalismo na DePaul University.  Em 2001 mudou-se para a cidade de Nova York, onde estudou, na Manhattan School of Music, com artistas tão diversos como Dave Liebman, Wynton Marsalis, Dick Oatts e Jason Morna.  Depois de adquirir o mestrado em 2003, continuou os seus estudos no programa de jazz da Juilliard School, com Victor Goines como tutor.

Em 2003 o contrabaixista e compositor Moppa Elliott convidou-o para o seu quarteto Mostly Other People Do the Killing (bem como Peter Evans e Kevin Shea).  Vencedor do Concurso Internacional de Saxofone Thelonious Monk em 2008, trabalhou extensivamente como um sideman e como líder numa grande variedade de projectos, desde o mais simples até ao mais inovador.  Actuou e/ou gravou com grandes músicos como Billy Joel, Wynton Marsalis, Bright Eyes, Tom Harrell, Tommy Iago, Joe Lovano, Dave Liebman, Deborah Gibson, John Abercrombie, Frank Wess, Wycliffe Gordon, Renee Fleming, Kenny Washington, Lou Reed, Jenny Lewis, Ron Sexsmith e Ken Vandermark.  Jon tocou e realizou workshops nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Macau, Taiwan, Costa Rica e Japão, e actua regularmente nos principais locais da cidade de Nova York, como o Birdland, o Jazz Standard, o 55 Bar, a Jazz Gallery, o Zebulon, o Barbes, o Sweet Rhythm e o Dizzy’s Club Coca Cola.

Jon Irabagon ganhou as votações dos críticos de todo o mundo para a Revista Downbeat nas categorias de Rising Star Alto Saxophone and the Rising Star Tenor Saxophone e foi nomeado um dos 25 ícones do Jazz de New York pela revista Time Out.  Jon também foi nomeado em 2012 Músico do ano pelo New York City Jazz Record.  É membro de grandes grupos tais como o Quinteto de Mary Halvorson, o Quinteto de Dave Douglas e o 3Dom Factor de Barry Altschul, bem como um reconhecido líder dos seus próprios grupos com os quais gravou nove álbuns.

Fontes: http://jonirabagon.com; https://de.wikipedia.org/wiki/Jon_Irabagon; https://musicians.allaboutjazz.com/jonirabagon