Baptiste Trotignon & Minimo Garay Duo

  • Piano
    Baptiste Trotignon
  • Percussões
    Minimo Garay

Out. 04 4ªfeira – 23h30

  • Origem
    França / Argentina
  • Género
    Jazz

Bio.

Baptiste Trotignon, nascido em 1974, começa a tocar piano com 8 anos de idade.  Ainda na adolescência descobre o jazz e a improvisação, que aprende como autodidacta.  Os seus dois primeiros álbuns em trio, no início dos anos de 2000, (seguidos por dois álbuns de piano solo, coroados com um grande sucesso do público e da crítica) revelaram-no como um dos pianistas mais espectaculares, completos e fascinantes da nova geração e abriram-lhe as portas de todos os principais festivais franceses e internacionais.

Ganhou inúmeros prémios: Prémio Django Reinhardt, Revelação Francesa 2003 Victoires Jazz, assim como o Grande Prémio do Concurso Internacional de Piano Martial Solal em 2002.

Nos anos que se seguiram, ele multiplica reuniões ecléticas, ao lado de artistas como Tom Harrell, Stefano Di Battista, Aldo Romano ou Brad Mehldau.  “Share” primeiro álbum “americano” de Baptiste, gravado em Nova Yorque em 2008, foi um sucesso e será seguido por um super-apreciado “Live” gravado em Londres.

Depois de ter recebido o Grande Prémio da SACEM (Sociedade dos Autores, Compositores e Éditores de Música) em 2011, pelo seu trabalho como compositor, lançou em 2012 um álbum surpreendente e ousado, “Song, Song, Song” onde ele evoca o seu amor pela voz e convida um bom grupo de artistas para se juntar a ele, incluindo Melody Gardot ou o autor Christophe Miossec. Foi igualmente nomeado Compositor do Ano no “2014 Victoires de la Musique Classique” pela sua primeira grande peça orquestral “Differents spaces” (Concerto para Piano encomendado pela Orquestra Nacional de Bordéus).

Depois de um álbum acústico de baladas realizado em duo com o saxofonista Mark Turner, o jovem quadragenário apresentado pelo jornal “Le Monde”, como “uma lição, um modelo, a perfeição de A a Z”, volta em 2014 à arte do trio com o álbum “Hit”, para o qual convidou o baterista Jeff Ballard.

Em 2016, Baptiste Trotignon assinou com a prestigiosa editora SonyMusic – Okeh Records, e o álbum “Chimichurri”, um dueto com o percussionista argentino Minino Garay, é o primeiro fruto desta nova colaboração.

No dia 16 de Março de 2017 Baptiste recebeu o “Grand Prix Lycéen des Compositeurs”, um belo prémio anual da música contemporânea francesa!

Fonte: http://www.baptistetrotignon.com